Em 2019 a Hand Talk foi a única empresa brasileira entre as 20 organizações escolhidas pelo Google, para receber o aporte compartilhado de 25 milhões de dólares do Google.org, por meio do programa Google AI Challenge. Agora, a equipe apresentou pessoalmente seu trabalho de tradução em Libras para Sundar Pichai, CEO do Google.
A apresentação aconteceu no palco principal do Google AI Impact Summit em São Francisco, na Califórnia, onde estavam presentes Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, fundadores da Hand Talk.
Pichai se interessou pela solução encontrada pelos brasileiros e quis entender melhor como o Hugo, intérprete virtual que traduz conteúdos para Língua de Sinais, trabalha.
“O programa Google AI Challenge que investe em organizações sociais, instituições de pesquisa e empresas de impacto social, com o objetivo de combinar inteligência artificial a mudanças sociais, proporcionou oportunidades incríveis à startup e esse momento definitivamente foi uma delas”, afirma Ronaldo.
A Hand Talk, fundada em 2012, utiliza inteligência artificial para fazer tradução digital automática do português para Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A organização possui um plugin para tradução de sites e um aplicativo que funciona como um tradutor de bolso, e foi até premiado pela ONU como o Melhor Aplicativo Social do Mundo.
A startup tem a missão de quebrar barreiras entre surdos e ouvintes em todo o mundo, por isso, ela trabalha com a introdução de ASL, American Sign Language – Língua Americana de Sinais – dentro do aplicativo.