Se você reparou que o Snapchat anda meio parado, você não é o único. Desde o lançamento do Instagram Stories, em agosto do ano passado, o Snapchat apresentou uma queda no número de publicações feitas pelos usuários.
O Stories já atingiu 150 milhões de usuários diários – esse é o mesmo número de usuários que o Snapchat diz ter atingido por volta de junho de 2016, depois de ver um rápido crescimento de 110 milhões de usuários diários em dezembro de 2015.
A empresa não informou mais o seu número de usuários, mas como deve apresentar publicamente o seu IPO ainda nesta semana, essas estatísticas devem ser divulgadas em breve. No entanto, especialistas da área dizem que os números poderiam ser maiores sem a concorrência.
Segundo o CEO de um estúdio de produção de conteúdo social, as pessoas estão postando menos, sendo que houve um declínio médio de 20% a 30% nas histórias vistas no Snapchat de agosto até meados de janeiro.
Uma análise feita pelo estúdio criativo Delmondo mostra um declínio generalizado do aplicativo. “De agosto a novembro de 2016, a média de espectadores únicos por história no Snapchat diminuiu cerca de 40%”, afirma Nick Cicero, CEO do estúdio.
Enquanto isso, o presidente da TheAmplify, Justin Rezvani, confirma que, em média, a comunidade de influenciadores da empresa está vendo uma taxa de vizualizações 28% maior no Instagram do que no Snapchat.
Vale destacar que, no início de outubro, o Snapchat fez uma mudança em sua plataforma que passou a impedir de os usuários de verem instantaneamente as histórias da lista de seguidos, sendo que agora o usuário precisa fazer isso manualmente.
Essa alteração pode ter ajudado na queda nas visualizações. O CEO da Mish Guru, uma empresa de marketing, Thomas Harding, relata que quando a Snapchat removeu o Auto-Advance as contas de seus clientes tiveram uma queda imediata de 9,64% nas visualizações.
A web celebridade Hannah Stocking, por exemplo, viu suas visualizações no Snapchat caírem de 150 mil em 16 de agosto para 90 mil em 17 de janeiro. Por outro lado, no Instagram o seu número de seguidores subiu de 1,2 milhão para 4,3 milhões no mesmo período.
Via TechCrunch