A Intel fechou uma parceria com a arquirrival AMD para uma nova linha de processadores para notebooks. Anunciados nesta segunda-feira, 6, os novos chips Core H de oitava geração deverão entregar performance gráfica e velocidade de processamento em um único módulo integrado. A novidade deve permitir a criação de notebooks mais compactos e capazes de rodar jogos tranquilamente.

Voltado para o público entusiasta, os novos processadores da Intel contarão com sua própria placa gráfica semi-customizada pela AMD e a segunda geração da “High Bandwidth Memory” (HBM2), cujo desempenho é comparável com as memórias RAM DDR5. Além disso, o novo módulo vai contar com uma tecnologia própria da Intel que permite que os diferentes componentes fiquem próximos um dos outros, aumentando a velocidade de transmissão.

De acordo com a Intel, a nova estrutura deve economizar cerca de 19 centímetros quadrados de espaço na placa-mãe. Com isso, a tendência é que as fabricantes lancem notebooks ainda menores ou aproveitem o espaço vago com maiores baterias ou sistemas de refrigeração.

ReproduçãoA expectativa é que os primeiros computadores com os processadores Core H cheguem as lojas até março de 2018. Por enquanto, a Intel ainda não detalhou os números e performance dos novos componentes. Contudo, a promessa é que esses ofereçam desempenho suficiente para jogos e programas de edição como o Photoshop.