Como é possível observar pela capa, o livro ‘Ruined by Design’, de Mike Monteiro, é muito mais que uma crítica ao design. O produto, à venda no site da Amazon, encoraja os funcionários da própria empresa a formar um sindicato e lutar contra os maus-tratos no espaço de trabalho.
Na quinta-feira passada (3), Monteiro declarou ao The Verge que mudar a capa de seu livro autopublicado era extremamente fácil, e disse que usaria o recurso para adicionar uma mensagem aos trabalhadores da gigante de entregas.
O autor explica que estava trabalhando em uma organização sindical quando teve a ideia. Ele partiu do princípio de que os entregadores veem as capas das obras antes de direcioná-las ao procedimento de encomenda.
Every time you buy my book from Amazon, a warehouse worker has to pull it off the shelf. From now on, this is what that worker will see. At least until Amazon shitcans the whole thing. Hurry up. https://t.co/l5jxdz1azW pic.twitter.com/DqWZT5MI9q
— Mike Monteiro (@monteiro) October 4, 2019
Não está claro se a isca realmente vai funcionar, ou se algum empregado da Amazon será influenciado. Monteiro afirma ter vendido mais de 10 mil cópias do livro até agora, mas apenas 150 exemplares foram impressos desde que ele trocou a capa, o que não representa um potencial alto de alcance. De acordo com a Amazon, não há nada errado com essa tática – a capa não viola nenhuma das diretrizes da empresa e ela não impedirá que os autores façam isso.
A Amazon é alvo de muitos protestos desde que veio a público o mecanismo de rastreamento interno dos funcionários, que demite roboticamente aqueles que não cumprem as cotas. Alguns trabalhadores pulam intervalos no banheiro apenas para manter seus empregos.
Fonte: The Verge