Marketing Digital é o uso dos canais no meio online (redes sociais, email, blog, entre outros) para a atração e captação de clientes para seu negócio. Em escolas, isso pode ser interpretado como o uso do meio digital para atrair mais alunos para a instituição de ensino.
Quando falamos no setor educacional, antes de colocar estes conceitos em prática, é preciso entender quais benefícios estas estratégias podem trazer para a escola.
As instituições de ensino não oferecem um produto, mas sim uma experiência de crescimento para seus alunos e também suas famílias. Em um cenário de constante mudança, pensar em adotar métodos digitais criativos pode ser uma excelente opção para trabalhar a captação e retenção dos estudantes, ou seja, ir além dos perfis nas principais redes sociais e desenvolver planejamentos com metas e ROI (retorno por investimento) estabelecidos a partir de ações concretas.
É preciso falar a língua do seu público-alvo. Jovens e famílias se identificam com uma comunicação próxima da sua realidade, de fácil acesso, simples e direta. Para isso nada melhor do que dialogar no ambiente online.
Os tempos de enviar bilhetes na agenda, já estão passando.
Ferramentas digitais educacionais
O processo de compra pela internet tem se transformado nos últimos anos e pode ser um dos caminhos para incluir a escola no mundo online. É o que tem feito a Eskolare, uma edtech que surgiu em 2017 para facilitar compras educacionais, de forma ágil e cômoda em uma única plataforma digital. Além do material escolar, a Eskolare disponibiliza cursos extracurriculares, excursões, passeios e até viagens de intercâmbio e férias de forma customizada para escolas e famílias.
Como cada escola tem sua loja personalizada (no site ainda é possível criar lojas por turma ou grupos aleatórios de pais), a instituição cria uma experiência diferenciada de compra para o seu público e ainda facilita os processos de pagamento e entrega gerando mais autonomia e transparência para suas famílias.
Com investimento zero, as escolas também se beneficiam com redução de custos de gestão de fornecedores, de processos administrativos, no atendimento às famílias e até no aumento de produtividade, pois ficam liberadas de lidar com vendas, entregas, inadimplência e taxas de cartões – toda essa logística e administração fica por conta da Eskolare.
As lojas virtuais gratuitas ainda criam um espaço exclusivo para a escola na web, que se bem aproveitado, pode ser o início de um canal para ações de marketing digital.