A Netflix sabe muito bem da importância de expandir sua base de usuários na Índia, o segundo país mais populoso do mundo. Ciente disso, a empresa está testando um plano mobile de custo reduzido no gigante asiático. Ele custa 250 rúpias mensais – R$ 13,80, na cotação atual –, praticamente a metade do preço de um plano padrão por lá, e permite que os usuários assistam séries e filmes apenas em definição padrão (também conhecido como SD). Além disso, de acordo com o Economic Times, somente um smartphone ou tablet pode estar ligado no aplicativo por vez.
Essa versão mais barata, porém, continua sendo mais cara que as rivais da Netflix no país. O Amazon Prime Video, por exemplo, tem um preço de 129 rúpias por mês (cerca de R$ 7,12) como parte da assinatura Prime, e os planos da Hotstar custam a partir de aproximadamente 199 rúpias mensais (R$ 11). Outros serviços, como o ZEE5 e o Balaji Telefilms, também são mais rentáveis, enquanto o YouTube, mantido via anúncios, é imensamente popular em toda a Índia e no resto da Ásia.
A iniciativa da Netflix de lançar preços mais populares já era esperada. Estratégias nesse sentido foram divulgadas em novembro do ano passado, e alguns planos começaram a ser testados na Malásia e em outros países asiáticos ainda naquele mês.
É consenso que a Índia é um mercado-chave para a Netflix, que procura atrair mais assinantes em todo o planeta. A companhia abriu um escritório em Mumbai no ano passado e já anunciou cerca de 12 séries e uma dezena de filmes originais do país até agora.
Fonte: Engadget