A Nintendo anunciou o Nintendo Switch Lite, uma versão com menos recursos que a versão padrão, e que foca na somente na portabilidade – ele não pode ser ligado à TV. O novo console chega ao mercado no dia 20 de setembro e estará disponível em três cores: amarelo, cinza e azul turquesa.

Ele é menor do que o Switch convencional – a tela tem 5,5 polegadas, enquanto o primeiro modelo tinha 6,2 polegadas. A resolução é a mesma: 720p, embora isso varie dependendo do jogo que está rodando.

Ao contrário do console padrão, o Switch Lite não oferece a opção de desacoplar os controles, conhecidos como joy-cons, para que games que usam o sensor de movimento sejam jogados. Para jogar títulos como Pokémon Let’s Go, por exemplo, que necessitam que o controle esteja na mão dos usuários, os consumidores devem adquirir um par de joy-cons a parte.

Para saber quais jogos rodam perfeitamente na nova versão portátil do Nintendo Switch, as capas dos jogos serão atualizadas com um símbolo que destaca essa compatibilidade. Os jogos que não puderem ser totalmente aproveitados no novo modelo também devem vir com algum tipo de identificação, para que o consumidor não seja induzido ao erro.

Por conta desse foco em jogabilidade portátil, o console não possui o dock para ser conectado na TV. Além disso, foram removidas algumas funções como o sistema de vibração e o sistema de reconhecimento de movimento.

Além dos Joy-Con fixos, outra alteração do console é a substituição dos quatro botões D-Pad presentes em um dos controles por um direcional digital padrão.

No vídeo de apresentação, Yoshiaki Koizumi, um dos principais responsáveis pela concepção do Nintendo Switch, explica as vantagens do console e mostra que o Switch Lite funciona da mesma forma que o console original, inclusive no que diz respeito ao sistema multiplayer.

Como dito, o Nintendo Switch Lite chega em setembro. Seu preço, obviamente, será menor do que a versão convencional. Ele custará US$200 (aproximadamente R$754 em conversão direta). A Nintendo vende jogos oficialmente no Brasil, mas até agora não trouxe unidades do Switch para vender por aqui – resta saber se, com o novo modelo Lite, essa história vai mudar.

Confira o vídeo de apresentação do console:

Via: MS Power User