Durante uma apresentação na conferência ChinaJoy em Xangai, a Nintendo e a Tencent anunciaram os primeiros detalhes de sua estratégia para lançar o Nintendo Switch na China. A Tencent será a responsável por fornecer serviços de nuvem e servidores para a plataforma online do Switch no país, além de localizar os jogos da Nintendo em chinês.

Títulos como Super Mario Odyssey e The Legend of Zelda: Breath of the Wild foram os primeiros anunciados, mas mais jogos estão a caminho. A loja eShop do Switch também será modificada para que os usuários possam comprar jogos usando o popular sistema de pagamentos WeChat da Tencent.

A colaboração entre as empresas foi revelada pela primeira vez em abril, quando a Tencent obteve uma aprovação inicial das autoridades de Guangdong para começar a vender o Switch. O que ainda não se sabe é quando o console será lançado na China e nem o seu preço.

A Tencent pode parecer o parceiro ideal para a Nintendo hoje, colocando a gigante japonesa na melhor posição para vencer barreiras culturais e burocráticas. Além de seu domínio com o WeChat e seus principais investimentos em empresas de jogos ocidentais como Riot e Epic, a Tencent é responsável por alguns dos maiores jogos na China e no mundo, como Honor of Kings e PUBG Mobile – mesmo esse último tendo de ser substituído por uma versão patriótica.

O sucesso do Nintendo Switch na China está longe de ser garantido, mas o tamanho do mercado significa que vale a pena para a Nintendo fazer uma tentativa. Embora a China seja o maior mercado de jogos do mundo, quase tudo isso é contabilizado por smartphones e PCs. A natureza móvel do Switch, particularmente o Switch Lite, pode tornar o console uma boa opção para os usuários chineses.

Via: The Verge