Novidade no mercado ocidental, os telefones à prova d’água já são uma realidade no Japão há mais de uma década, e por uma razão, no mínimo, curiosa. No país, o vício em smartphones é tão grande que as mulheres chegam a levar seus dispositivos ao chuveiro.

Assim, foi necessário que as fabricantes adaptassem todos os seus modelos para que fossem capazes de sobreviver a alguns banhos para fazer sucesso no mercado local. Veja como eram os celulares japoneses já em 2008:

Phones in 2008 for the Japanese market.

O primeiro modelo à prova d’água apareceu no Japão em 2005 – o Casio Canu 502S, ou  G’zOne. Cinco anos depois, a Motorola lançou o Defy, que rodava Android, seguido por dispositivos da Samsung e, mais tarde, da Apple. “No Japão, ser à prova d’água é muito mais importante do que ser capaz de remover a bateria de um celular”, explica Ken Hong, diretor de comunicações globais da LG.

Por isso a empresa optou por não levar o G5, seu smartphone modular, ao mercado japonês. Um dispositivo que permite trocar peças não pode ser impermeável.

O processo de impermeabilização, aliás, torna o celular mais caro, mas isso não é um problema. Os celulares que sobrevivem aos “banhos” no Japão já se tornaram parte da cultura do país.

Via Mashable