As doenças mentais são consideradas o mal do século 21. Pensando em ajudar vítimas dos transtornos, a SMI Adviser, uma iniciativa administrada pela American Psychiatric Association (APA) e financiada pela Substance Abuse and Mental Health Services Administration (SAMHSA), desenvolveu o My Mental Health Crisis Plan. O aplicativo ajuda os pacientes a criarem um plano para orientar o tratamento durante uma crise de saúde mental.

O app fornece um passo a passo simples para que o usuário crie e compartilhem em forma de uma diretiva de avanço psiquiátrico (PAD). O PAD é um documento legal que inclui uma lista de instruções e preferências do paciente para que sejam seguidas em caso de crise.

publicidade

O My Mental Health Crisis Plan permite que o indivíduo estabeleça medicamento para usar e não usar, preferências por hospitais e até médicos ou outros profissionais. Além disso, é possível decidir alguém que pode agir em seu nome, designando uma pessoa de confiança para tal. O usuário também pode identificar alguém para ser notificado caso entre em uma crise de saúde mental e compartilhar o seu plano com outras pessoas, incluindo familiares, amigos ou médicos.

ReproduçãoAplicativo ajuda vítimas de doenças mentais a lidar com a crise. Foto: Divulgação

O aplicativo possui alguns requisitos específicos em cada estado americano para preenchimento do PAD, como assinaturas, testemunhas e um tabelião. O documento pode ser compartilhado como um arquivo PDF ou por meio de um QR Code. “O aplicativo My Mental Health Crisis Plan fornece uma maneira simples, conveniente e eficaz de criar e compartilhar uma diretiva psiquiátrica avançada”, afirmou o CEO e diretor médico da APA, Saul Levin.

Infelizmente, o aplicativo não está disponível para download no Brasil. Porém, há diversas alternativas para aqueles que sofram com problemas psicológicos. Um exemplo disso é o Centro de Valorização da Vida (CVV). O CVV realiza apoio emocional e de prevenção do suicídio de forma voluntária e gratuitamente, sob total sigilo. O contato pode ser feito pelo telefone 188 ou pelo site.

Via: MedicalXpress