Como já é tradição, o canal JerryRigEverything, do YouTube, decidiu colocar mais um smartphone recém-lançado em uma sessão de tortura. O caso é que o lançamento da vez é o iPhone 8, novo celular da Apple que começou a ser vendido nesta sexta nos EUA.
O resultado do teste mostra que o iPhone 8 é mais resistente do que os antecessores, pelo menos na maior parte do corpo de alumínio e vidro. A Apple garante, inclusive, que este vidro que cobre a parte de trás do celular é o mais resistente já usado em um smartphone.
O teste do canal JerryRigEverything começa pela parte frontal, porém. O vidro que protege a tela tem o mesmo nível de resistência do iPhone 7 e começa a mostrar riscos a partir do sexto nível de pressão – no teste do canal, os níveis de pressão vão até dez. Já o teste de fogo no display mostra que os pixels se recuperam após alguns segundos expostos ao calor.
O botão Home passa intacto por riscos, enquanto as laterais de metal e alumínio descascam um pouco. Na parte de trás, há um vidro realmente resistente a riscos que não exibiu falhas ao contato com a lâmina. Um detalhe interessante é o logo da Apple, que fica protegido abaixo do vidro.
A câmera, porém, é a parte mais frágil do novo iPhone. O painel de safira que protege o sensor risca com muito mais facilidade do que a safira em outros celulares, como o HTC U Ultra. Além disso, o anel de metal em torno da câmera também termina antes do vidro, deixando a lente desprotegida.
Por outro lado, o iPhone 8 parece estar longe de entortar como o fatídico iPhone 6. Nos testes do JerryRigEverything, o celular não dobrou mesmo com muita pressão. Ao contrário do iPhone 7, que acabou abrindo algumas brechas e prejudicando a proteção contra água, o iPhone 8 não apresentou qualquer “vazamento”.
O iPhone 8 começou a ser vendido nesta sexta-feira, 22, nos EUA, custando a partir de US$ 699. Em novembro sai o iPhone X, modelo com design remodelado, custando US$ 999 e que também deve passar por um teste desses. Nenhum dos dois tem data para chegar ao Brasil por enquanto.