A Qualcomm apresentou hoje o Snapdragon 636, seu novo processador para smartphones intermediários. De acordo com a empresa, o chip responde à forte demanda por “dispositivos de alta qualidade com recursos de ponta e preço baixo”.
O Snapdragon 636 é composto pela CPU Kryu 260, que entrega uma performance 40% superior à do Snapdragon 630. Ele também oferece suporte a telas ultra-wide FHD+ e Assertive Display, tecnologia que otimiza a visibilidade da tela de acordo com as condições de iluminação do ambiente.
Por fim, o processador também vem com GPU Adreno 509, que foi desenvolvida para melhorar as experiências de jogos e navegação em 10% na comparação com a geração anterior — suportando gráficos realistas e tridimensionais, segundo a empresa.
Desenvolvido em um processo de 14 nanômetros, o Snapdragon 636 segue padrões de software e tamanho já presentes na geração atual de processadores, então empresas que criaram smartphones pensando no Snapdragon 630 podem adotar a próxima geração sem a necessidade de mudar o design interno dos dispositivos.
E, de acordo com o comunicado da Qualcomm, é de se supor que as fabricantes já estivessem fazendo isso, porque a empresa diz que a nova plataforma deve chegar aos consumidores em novembro deste ano.