A Mozilla, desenvolvedora do Firefox, está preparando um novo recurso que deve ajudar quem sofre com o excesso de janelas com solicitações de permissão para exibir notificações. A ideia é evitar que sites abusem da ferramenta, o que dará ao usuário a opção de ver essas janelinhas apenas depois de realizarem determinadas ações dentro de um site.

Essa nova função surgiu graças a dados coletados entre dezembro e janeiro pelo Mozilla, que mostram que os pedidos de notificação enviados para usuários do Firefox foram quase todos ignorados. Os usuários da versão Beta viram 18 milhões de solicitações da web para permitir notificações, apenas 3% delas foram aceitas, e 19% fizeram com que os usuários deixassem os sites diretamente. A maioria não recebeu atenção e quase fez com que os usuários saíssem imediatamente dos sites que enviaram as solicitações.

Para buscar uma possível solução, os responsáveis pelo navegador vão realizar dois testes. No primeiro, que será realizado nas versões noturnas do Firefox 68 entre 1º e 29 de abril, o Firefox não mostrará notificações por duas semanas se não houver interação do usuário com a página da web. Nas outras duas semanas, o Firefox exibirá um ícone animado para indicar que o navegador se recusou a mostrar uma notificação. No segundo experimento, será usado telemetria para saber quando os usuários interagem com solicitações para permitir ou não as notificações.

Como os recursos ainda estão sendo testados, levará algum tempo até que eles sejam implementados na versão pública. Enquanto isso, você pode fazer o download da versão Nightly para testar os novos experimentos.