As gerações nascem, crescem e, por sua existência, são capazes de influenciar e mudar o mundo a sua volta. Nesse contexto, as relações de consumo também mudam, acompanhando essa evolução. Para as empresas que desejam atrair e fidelizar pessoas de diferentes idades, aprender a conversar com os mais diversos públicos torna-se uma corrida sem fim.

As gerações X, Y e Z, que englobam indivíduos que nasceram a partir de 1960 até meados de 2005, já trouxeram grande mudanças, como o incentivo a competição de marcas e produtos, a utilização da tecnologia e a revolução das redes sociais, que levaram a experiência do cliente a um novo patamar.  Agora é a vez da geração Alpha, ou seja, pessoas que nasceram a partir de 2010.

Ávidos por novidades, teremos mudanças nas relações sociais e, principalmente, um aumento no surgimento de inovações tecnológicas para atendê-los. É o que já mostra uma pesquisa realizada pelo Canal Gloob, canal por assinatura da Globoplay, em parceria com a Play Conteúdo Inteligente, empresa de pesquisa e conteúdo, que aponta que os brinquedos para essas crianças precisam ter foco na experiência e no conteúdo, não mais na estética.

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Com certeza, essa geração já nasceu com chip mais desenvolvido que o nosso! Eles nasceram imersos na era digital, e por isso, estão sempre conectados, adquirindo conhecimento de variadas fontes. E não é porque estou ficando velho, mas, no meu tempo, tínhamos que correr atrás das notícias. Hoje, recebemos uma enxurrada de informações a todo o momento de diversos canais.

Quando pensamos em como será a publicidade para essa geração, temos uma certeza: para captar a atenção e vender algo a esse público precisaremos ser muito mais criativos. Teremos que estar antenados às tendências em tempo real. Se não falarmos a língua deles, jamais despertaremos o interesse em nossos serviços e produtos.

As agências e anunciantes terão o desafio de estarem atualizados o tempo todo, para que tenham sintonia com esse público. A comunicação deverá ser extremamente relevante e adequada às necessidades deles. Afinal, para os Alphas, o mundo gira em outra velocidade e devemos acompanhar este ritmo, inovando sempre.  

Aqui, o maior problema é que não se trata mais de mídia ou comunicação em massa, mas algo completamente voltado para a experiência individual. Portanto, a inteligência artificial deverá ser uma grande aliada do marketing e de propaganda já que, por meio dela, é possível conhecer melhor os hábitos e desejos de cada indivíduo. Invista em big data e utilize estes dados que os consumidores espalham por onde passam.

O mobile não é uma moda passageira, os celulares são parte deles quase como uma extensão dos seus corpos. As marcas precisam se comunicar de forma eficiente por meio de uma tela dos smartphones. Além disso, verdade e identidade são traços que os Alphas levarão a sério. Por isso, os publicitários precisaram criar uma comunicação reais e mostrar atuações em causas como feminismo, igualdade racial, sustentabilidade, direitos dos animais e por aí vai.

No futuro, teremos adultos muito mais bem informados, críticos e práticos. Por isso, digitalize-se agora para oferecer uma experiência inovadora para a Geração Alpha. Isso, com certeza, será a chave do sucesso para os próximos anos!