Conhecido com um dos “braços direitos” de Steve Jobs, Scott Forstall, ex-executivo da Apple, contou nesta semana, durante a comemoração de 10 anos do iPhone – que ele ajudou a criar, como conheceu e passou a trabalhar na empresa.
Forstall conta que tinha acabado de se formar quando fez entrevistas de emprego para a Microsoft e para a NeXT Computer, fundada por Jobs quando foi demitido da Apple.
“Depois de alguns minutos de entrevista, Jobs assumiu o comando e começou a fazer uma série de perguntas”, explica. Os dois conversaram por 15 minutos e então o fundador da Apple tomou sua decisão. “Não me importo com o que dizem, nós estamos oferecento um emprego. Estou lhe fazendo uma proposta e sei que você vai aceitá-la”, teria dito Jobs.
“A NeXT tinha uma tecnologia surpreendente, mas poucos clientes. Mesmo assim, como um iniciante, fiquei intrigado com a possibilidade de trabalhar para Jobs”, conta. Como relata o Business Insider, assim que tomou a decisão, Forstall recusou o pedido da Microsoft.
Peixe
No dia seguinte, uma encomenda chegou à sua casa. “Era um peixe morto muito grande, no gelo, sem nenhuma mensagem, mas com o endereço da Microsoft”. Fortall ficou um pouco assustado com o “presente” e ligou para o recrutador da empresa de Bill Gates.
Segundo ele, a Microsoft achou que era uma boa ideia enviar uma ‘amostra’ do estado onde a empresa ficava e que isso poderia fazê-lo reconsiderar a oferta. O recrutador então foi até o Pike Place Market de Seattle e comprou o maior peixe fresco que encontrou.
A tentativa não deu muito certo. “Eu fiz churrasco naquela noite”, declara Fortall.