O Facebook divulgou nesta segunda-feira, 16, uma pesquisa que mostra que a realidade virtual pode ajudar pessoas tímidas a interagirem.
Um grupo de 60 desconhecidos foi dividido em duas partes e essas pessoas tiveram que conversar entre si. O primeiro grupo usou visores de realidade virtual e o segundo não contou com o dispositivo. Os dois grupos usaram sensores que mediram suas reações cognitivas e emocionais durante a socialização.
O cenário era uma viagem de trem e a missão era “puxar conversa” com um desconhecido.
Os resultados indicam que 83% das pessoas que se classificaram como “introvertidas” responderam positivamente à experiência quando contavam com o dispositivo tecnológico. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque os visores de realidade virtual, os avatares e as configurações disponíveis ajudaram a reduzir a autoconsciência e aumentar a confiança de quem é tímido.
A experiência se mostrou tão agradável que os participantes sentiram que o tempo “voou”. A estimativa dos usuários era de que as conversas teriam durado 13 minutos, em média, bem menos do que os 20 minutos que duraram.
Veja como funcionou a experiência:
Via Business Insider