A promoção 11 do 11 chegou ao Brasil nesta semana em alguns varejistas online. A data é conhecida como “Dia dos Solteiros“, na China, e se tornou especial no país asiático por lançar promoções em diversos produtos, rivalizando com o Dia dos Namorados do ocidente. Entre os produtos disponíveis, há itens eletrônicos, roupas, acessórios de decoração e itens esportivos.
A ideia foi promovida pela varejista Alibaba, com o intuito de cada consumidor presentear a si mesmo com descontos oferecidos por lojas online por meio da plataforma AliExpress. A data promocional foi ganhando força ao longo dos anos e se transformou em um dia dedicado às compras, chegando a registrar no ano passado US$ 30,8 bilhões em vendas em apenas um dia. Para se ter uma ideia, o número é maior que a Black Friday e a Cyber Monday americanas juntas.
No Brasil, a data foi atraindo a atenção dos consumidores gradualmente. Os brasileiros têm aproveitado as promoções para comprar presentes para o natal. Desde 2017, o EBANX, fintech brasileira que processa pagamentos no Brasil e em outros países da América Latina para sites internacionais, organiza a promoção com a adesão de varejistas online.
No ano passado, mais de 450 mil pedidos foram feitos por consumidores brasileiros em cinco sites internacionais, ao longo dos três dias de promoção. Isto é equivalente a média de 100 pedidos por minuto, que somaram R$ 79 milhões. Este ano, a campanha publicitária da fintech vai contar com nomes conhecidos pelo público, como a atriz Sabrina Sato e a cantora mexicana Maite Perroni, ex-RBD.
A expectativa do e-commerce é de que a data ganhe ainda mais popularidade devido às melhorias no tempo da entrega (atualmente, uma encomenda vinda da China leva, em média, 26 dias para chegar ao Brasil). Vale lembrar que os sites chineses como AliExpress e Wish estão entre os mais utilizados pelos brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo EBANX. No território nacional, os sites UseGiraffe, TiendaMia e AliExpress aderiram à promoção deste ano.
AliExpress
Um dos maiores e-commerces do mundo, o AliExpress promete descontos de até 70% ao consumidor brasileiro. Cupons especiais inspirados nos envelopes vermelhos, uma tradição chinesa que presenteia pessoas com valores em dinheiro, serão distribuídos no check-out da plataforma.
Os descontos dentro da promoção 11 do 11 começam no dia 11 de novembro às 5h, e vão até o dia 13 de novembro, às 3h59.
TiendaMia
Na TiendaMia as ofertas começam nesta semana e seguem até 11 de novembro. Os descontos serão aplicados a uma seleção de produtos, que incluem itens de tecnologia, brinquedos, relógios e maquiagem.
UseGiraffe
O site dará descontos de até 60% até o dia 11 de novembro em todas as categorias de produtos em sua plataforma, que incluem roupas femininas e masculinas, óculos de sol e smartwatches.