A organização por trás do Raspberry Pi anunciou, nesta quinta-feira, 8, ter alcançado a marca de 10 milhões de unidades vendidas pelo mundo.
Eben Upton, fundador da empresa, divulgou em nota que, quando surgiu a ideia de um computador programável barato, ele e seus colegas não acreditavam que chegariam a vender 10 mil unidades.
“Não havia expectativa de que adultos usariam o Raspberry Pi, (…) de sucesso comercial, e certamente (…) de que quatro anos mais tarde estaríamos fabricando dezenas de milhares de unidades por dia no Reino Unido e exportando o Raspberry Pi pelo mundo”, afirmou.
Parte do sucesso se deve à estratégia de vender o computador o mais cru possível e permitir que os compradores se virassem para montar kits. Pela primeira vez, porém, a empresa resolveu criar um pacote contendo tudo o que eles consideram ser importante para os iniciantes.
Consta ali a versão mais nova do Raspberry Pi, “os melhores periféricos USB que pudemos encontrar”, nas palavras de Upton, e uma cópia do mais bem avaliado livro com instruções do computador. O kit será vendido por £ 99 (R$ 422, mais impostos) dentro das próximas semanas.