Um robô de entrega de comida autônomo pegou fogo em uma calçada no campus da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu na última sexta-feira (14) e, com exceção da perda do robô, não houve maiores consequências.
O robô em questão pertence à Startup Kiwi, que fabrica e gerencia a frota denominada KiwiBots. Durante uma entrega de rotina, o KiwiBot pegou fogo espontaneamente e, segundo o comunicado divulgado pela empresa, “o incêndio foi rapidamente controlado por um transeunte antes da chegada do corpo de bombeiros da cidade”.
A Kiwi suspendeu seu serviço até que a investigação sobre as causas dessa explosão seja concluída. Contudo, os funcionários da empresa acreditam que o incêndio tenha sido causado por erro humano, por conta de uma bateria defeituosa que foi inserida manualmente no robô, causando assim um superaquecimento e, consequentemente, o incêndio do robô.
Para evitar este tipo de problema no futuro, a Kiwi afirmou que já está desenvolvendo um novo software que deverá “monitorar rigorosamente o estado de cada bateria”.
No vídeo abaixo, é possível ver o robô de entrega em chamas, enquanto alguns curiosos se aglomeram para fazer fotos:
Os Kiwibots são robôs sobre rodas, autônomos, e que passam o dia entregando comida de restaurantes localizados no entorno da universidade. Os usuários do serviço pedem a comida através de um aplicativo dedicado e, em 27 minutos, ela chega dentro de um KiwiBot.
Os robôs desenvolvidos pela Kiwi dirigem sozinhos graças a um conjunto de câmeras e softwares com mapas de alta precisão. Porém, dependendo do terreno, um entregador humano auxilia no processo de entrega.
O serviço foi lançado em 2017 e cada entrega custa 3,80 dólares, sem contar, claro, com o valor da comida. Cada robô custa em torno de US$ 900 a US$ 1 mil.