O MacBook é conhecido por usuários e consumidores de tecnologia em geral como um dispositivo de performance invejável. São raros os relatos de um laptop da Apple com problemas como travamentos ou outras questões corriqueiras para outras marcas ou sistemas. No entanto, isso não significa que eles estejam acima de qualquer imperfeição.
Todo dono de um MacBook certamente já enfrentou pequenos contratempos, pelo menos uma vez. Na maioria das ocasiões, são problemas fáceis de se resolver, sem precisar recorrer à assistência técnica da Apple em um primeiro momento. Confira abaixo quatro defeitos comuns no MacBook que podem ser solucionados rapidamente.
1 – O “eterno” ícone de espera
Quando o cursor do mouse se transforma em um círculo colorido giratório, é sinal de que o MacBook está processando uma tarefa muito pesada para sua memória RAM. Quando você perceber que o ícone de carregamento está demorando demais para desaparecer, talvez seja o momento de forçar a saída dos programas abertos – especialmente se eles forem muito pesados, como o Photoshop, por exemplo.
Para isso, vá para o menu principal da tela, onde você encontra um ícone da Apple, no canto superior esquerdo. Clique e então selecione a opção “Forçar Encerrar”. Você também pode executar esta função com as teclas Command + Option + Esc. Se isso não resolver, abra o Monitor de Atividades e encerre manualmente os programas que estão pesando na sua memória ou CPU.
2 – Quando a bateria insiste em não recarregar
Esse é um problema mais comum para quem possui um MacBook há um bom tempo. Mesmo que você já tenha checado todo o cabo e a ligação na tomada, o ícone de energia parece não querer ser preenchido. Em geral, isso acontece por conta de um cabo em mal estado – mesmo que, visivelmente, ele pareça estar em boas condições. Tente usar um outro cabo para recarregar a bateria e avalie se o problema persiste.
Se sim, a Apple sugere que você remova a bateria e a instale novamente. Mas se o seu MacBook tiver sido lançado depois de 2009 e não possui bateria removível, será necessário redefinir o Controlador de Gestão de Sistema (SMC, na sigla em inglês). Conecte o adaptador MagSafe ou USB-C a uma fonte de alimentação e ao laptop e pressione Shift + Control + Option do lado esquerdo, e também o botão de ligar/desligar, tudo ao mesmo tempo. Solte todas as teclas e então ligue novamente a máquina.
3 – Quando o MacBook não quer desligar
Você já clicou na opção Desligar no menu Apple, deu tempo mais do que suficiente para o sistema encerrar seus trabalhos, mas o aparelho ainda não quis desligar. Normalmente, o MacBook impede seu próprio desligamento quando há programas abertos com documentos ainda não salvos (como no Microsoft Word, por exemplo). Verifique se todos os aplicativos estão devidamente fechados e tente novamente.
Se algum software travar e não puder ser fechado, tente novamente a opção “Forçar Encerrar” ou acione o Monitor de Atividades para atitudes mais drásticas. Se não funcionar, verifique se algum programa está exigindo o download de atualizações – o que também pode impedir o desligamento do sistema. Em última hipótese, segure o botão de desligar/ligar até que a tela e todas as luzes do aparelho se apaguem. Um encerramento forçado como esse não é recomendável, por isso tente ao máximo evitar essa alternativa.
4 – Quando o MacBook não quer ligar
Esse problema pode ser motivado pelos mais diversos fatores. É comum que, mesmo ligado pelo carregador à tomada, um MacBook que desligou por falta de energia da última vez leve algum tempo para recuperar a bateria e ligar novamente. Espere alguns minutos de recarga e tente novamente. Outra atitude aconselhável é desconectar todos os acessórios ligados ao aparelho.
A Apple também sugere um pequeno “truque”: pressione o botão de ligar/desligar por 10 segundos, solte e então pressione-o novamente para ligar. Por fim, se nada funcionar, você pode tentar redefinir a NVRAM ou PRAM do MacBook, a chamada “memória de acesso aleatório”. Segure Command + Option + P + R logo após pressionar o botão de ligar e você deverá ser levado diretamente à tela de login.
Lembre-se: todas essa sugestões são também fornecidas pela própria Apple em sua página de suporte. Para não correr riscos, porém, levar um aparelho com defeito para a assistência técnica sempre é a opção mais prudente caso algumas dessas dicas não façam efeito.