A Samsung finalmente deu previsões de chegada do Android 9.0 (Pie) para donos de Galaxy S9 e Note 9. De acordo com a companhia, a atualização estará disponível oficialmente para todos em janeiro, trazendo uma nova interface de sistema batizada de One Ui. Antes disso, a empresa abrirá um programa de testes para quem deseja experimentar o update.
Os detalhes sobre a atualização dos aparelhos foram revelados na conferência de desenvolvedores da empresa, nesta quarta-feira, 7. Segundo a Samsung, o Android 9.0 chegará com uma interface batizada de One UI focada no conforto de usabilidade em telas “esticadas” como a do Note 9 e S9. Para isso, os aplicativos da empresa serão redesenhados para exibir suas áreas interativas na parte inferior da tela, facilitando o uso com uma das mãos.
A One UI trará ainda um modo noturno para as principais áreas do sistema, substituindo a cor branca dos menus e aplicativos dos Galaxy pelo preto. Além disso, o visual das caixas de diálogos e interface geral do sistema ganhará cantos arredondados, lembrando bastante ao padrão adotado pelo Google na linha Pixel 3.
A Samsung anunciou ainda um programa de testes para quem quiser experimentar o novo sistema operacional antes da liberação oficial. Previsto para chegar esse mês, a versão beta é compatível apenas com o Galaxy S9, S9+ e Note em países como Estados Unidos, Alemanha e Coreia. Já o Android 9.0 (Pie) final só deve ser liberado em janeiro, cerca de seis meses após a liberação da plataforma pelo Google.
A previsão dada pela Samsung certamente caiu como um balde de água fria entre consumidores mais ansiosos pelo Android 9.0 (Pie). Enquanto a fabricante sul-coreana ainda trabalha na atualização, outras marcas com aparelhos mais baratos, como a Nokia e OnePlus, já estão lançando smartphones com a plataforma ou atualizando os existentes.