A mais nova empreitada da Samsung é… uma rede social? Sim, a coreana está testando uma rede social chamada “Waffle”, fruto do C-Lab, a divisão da empresa criada para desenvolver novos projetos experimentais. O aplicativo está em fase de beta para o Android.

A rede social Waffle, como a própria Samsung define, “oferece um novo e diferenciado serviço que ilustra múltiplos pontos de vista para gerar uma história colaborativa”. Não entendeu muito bem? O vídeo do aplicativo explica um pouco melhor com um exemplo: uma pessoa desejando feliz aniversário para uma amiga com uma imagem, e outros se juntando aos desejos de felicidades.

publicidade

O nome do aplicativo vem do layout e do funcionamento do aplicativo, que cria uma grade quadriculada de imagens, que lembra um Waffle. Nestes quadrados, o usuário pode colocar suas próprias fotos e rabiscos e deixar que as outras pessoas preencham os quadrantes restantes, permitindo criar uma arte coletiva.

A ideia é, então, que as pessoas possam criar coleções de fotos e rabiscos ou colaborar com o conteúdo já existente, ampliando o conteúdo de outras pessoas com sua própria perspectiva. Em outro exemplo, um usuário posta uma foto de um coelho, enquanto outras pessoas preenchem o restante da grade imaginando o restante da paisagem, desenhando o céu e o chão.

É claro, que, como tudo na internet, é necessário um pouco mais de cuidado. A Samsung não deu muitos detalhes sobre a política de privacidade do aplicativo, então, apesar de a rede social ser voltada para o uso com amigos, pode não haver freios contra trolls, o que seria bastante desagradável. Neste caso, não seria surpresa se, ao publicar alguma coisa, o usuário visse sua grade permeada com conteúdo ofensivo ou representações gráficas da genitália masculina. Portanto, a implementação da rede social vai depender de um cuidado muito grande com esse tipo de situação.

De qualquer forma, o aplicativo ainda está em fase de testes e, portanto, não se sabe qual será o seu futuro. Existe a possibilidade que a empresa chegue à conclusão de que o serviço não vale a pena e cancele antes mesmo de chegar a uma versão final. No entanto, se tudo correr direitinho, a empresa espera lançar o app no terceiro trimestre deste ano para Android e iOS.

Via The Verge