Algumas semanas atrás surgiu a especulação de que Google e Twitter haviam se unido para desenvolver uma plataforma de notícias que combateria o Instant Articles do Facebook. Agora a gigante de buscas convidou a imprensa para um evento na próxima quarta-feira e acredita-se que será para mostrar a nova ferramenta.

Assim como ocorre no Instant Articles, o internauta não precisaria deixar o serviço em que estivesse navegando para consumir notícias. O diferencial do produto Google/Twitter em relação ao do Facebook é que ele será baseado numa plataforma aberta.

publicidade

Ou seja, Google e Twitter pretendem oferecer uma solução gratuita para evitar que o Facebook tenha o monopólio do conteúdo que trafega pela internet diariamente. Além disso, os artigos não devem ser armazenados no servidor das empresas; em vez disso, o conteúdo seria mostrado em cache, como uma espécie de “fotografia” da página que o usuário quer acessar.

Nenhuma das empresas confirma a informação, mas o Re/code – que falou pela primeira vez sobre a parceria – chama a atenção para o fato de que o convite do Google fala sobre “uma nova iniciativa aberta para a web móvel”. “Presumivelmente, será quando ouviremos mais detalhes sobre o programa, como quais publicadores estão entrando”, comenta o site. New York Times e Guardian estão entre os parceiros que devem ser anunciados.