Apenas três meses depois de lançar sua loja de lentes pagas, o Snapchat decidiu que vai acabar com o recurso. A rede social anunciou a decisão nesta quarta-feira, 6, explicando que pretende direcionar seu foco em filtros patrocinados e gratuitos para os usuários.
O recurso estreou em setembro de 2015 como uma das primeiras tentativas do Snapchat de gerar algum lucro com sua grande base de usuários. Cada perfil podia usar uma variedade de filtros que expirava ao fim do dia. Se o usuário quisesse manter as lentes temporárias para sempre, poderia comprá-las na loja virtual do aplicativo – as mais baratas custavam menos de US$ 1.
O Snapchat também monetizou o recurso oferecendo lentes patrocinadas. O estúdio de cinema Fox, por exemplo, pagou para que o aplicativo oferecesse uma série de lentes com o tema de “Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme” (que estreia no Brasil em 14 de janeiro).
Embora o Snapchat não confirme, as lentes patrocinadas chegam a custar, para as empresas anunciantes, até US$ 750 mil (mais de R$ 3 milhões) por campanha. Segundo a rede social, o recurso foi um sucesso, com algumas “dezenas de milhares” de lentes vendidas e mais de 10 milhões usadas todos os dias.
Via The Verge