O Spotify deu início nesta semana ao beta do programa Spotify for Podcasters. A ideia do serviço de streaming é abrir sua plataforma para que qualquer um possa publicar seu programa na seção dedicada a podcasts – e ter acesso a uma audiência potencial de 180 milhões de usuários.
Além do espaço, a empresa pretende oferecer ferramentas e recursos para consulta e análise de estatísticas sobre o público que ouve cada episódio – dados demográficos, de local, performance e engajamento, entre outros. “Nós queremos que mais pessoas tenham acesso às funções que precisam para se tornarem grandes contadores de histórias e terem suas vozes ouvidas”, escreveu a companhia, em comunicado.
Os arquivos dos podcasts não ficam armazenados na plataforma, vale dizer. O serviço faz, na verdade, o papel de um agregador de links RSS: você informa o endereço do seu programa e o Spotify passa a listá-lo e atualizá-lo conforme novos episódios saírem.
A notícia não é boa apenas para os apresentadores, que ganham a chance de dar mais visibilidade às suas criações. Como nota o The Verge, o mercado de aplicativos de podcasts para smartphones é amplamente dominado pela Apple, que detém uma fatia de 55% – mesmo sendo a fabricante de apenas 20% dos celulares no mundo. O Spotify tem, portanto, uma bela oportunidade pela frente.