Três vagas de emprego divulgadas pelo Spotify na Suécia, terra natal do serviço de streaming, indicam que a empresa está prestes a lançar seus primeiros produtos físicos, confirmando rumores que circulam pela imprensa desde o ano passado.

As vagas são para Gerente de Projeto, Gerente de Projeto Sênior e Gerente de Operações para a divisão de Produção de Hardware, informa o The Verge. Os anúncios dizem que o Spotify “está a caminho de criar seus primeiros produtos físicos”.

Além disso, a empresa diz também que está preparando “a organização operacional para a produção, corrente de fornecimento, vendas e marketing” destes novos produtos. O que serão esses produtos físicos, porém, ainda é um mistério.

Em anúncios de emprego anteriores, o Spotify chegou a dizer que planejava um “produto capaz de definir uma categoria, como o Pebble Watch, o Amazon Echo e o Snap Spectacles”, sugerindo ainda a presença de controles por comando de voz no aparelho.

O Pebble Watch foi um dos primeiros relógios inteligentes (smartwatches) do mercado; o Amazon Echo é uma caixa de som inteligente controlada por comandos de voz; e os Spectacles são óculos conectados feitos para tirar e postar fotos no Snapchat.

Imagina-se que o Spotify esteja citando os três dispositivos como referências de aparelhos indissociáveis de suas respectivas marcas, e que servem como inspiração para o que a empresa quer fazer. Talvez, a esta altura, o Spotify nem saiba exatamente que tipo de hardware quer desenvolver.

Mas tratando-se de uma empresa de música, as opções ficam mais limitadas. Há quem diga que o Spotify pode estar desenvolvendo seu próprio par de fones de ouvido, ou mesmo uma caixa de som conectada, como o HomePod, da Apple. Por enquanto, porém, tudo não passa de especulação.