No ano passado, o astrofísico inglês Stephen Hawking e o empreendedor russo Yuri Milner anunciaram um projeto de US$ 100 milhões voltado para a busca de vida inteligente fora da Terra. Nesta terça-feira, 12, eles revelaram mais um ambicioso plano: construir uma nave espacial capaz de alcançar outras estrelas.

Chamado de Breakthrough Starshot, o programa de pesquisa em engenharia vai levantar outros US$ 100 milhões para derrubar os obstáculos que impedem a realização de viagens interestelares. O primeiro passo da iniciativa é construir veículos microscópicos movidos a propulsão luminosa que possam atingir até 20% da velocidade da luz e chegar ao sistema solar mais próximo em menos de 20 anos.

publicidade

As naves, porém, não serviriam para levar seres humanos, mas sim pequenos dispositivos de coleta de dados, como câmeras e outros sensores, para inspecionar planetas fora do nosso sistema solar. O desafio, por enquanto, é encontrar maneiras de disparar esses veículos no espaço e ainda manter contato com eles durante a viagem.

“O conceito da iniciativa Breakthrough é baseado em tecnologia que já está disponível ou que será disponibilizada em um futuro próximo”, disse Milner durante o anúncio. “É apenas desafiando a nós mesmos que seremos capazes de descobrir se nós, como os pioneiros que vieram antes, temos a habilidade e a ambição para termos sucesso.”

Via Gizmodo