A pirataria está deixando de ser algo amador e se tornando um concorrente real para operadoras de TV por assinatura. De acordo com um relatório da empresa de segurança para plataformas digitais Irdeto, existem mais de 2,7 milhões de anúncios de dispositivos ilícitos de streaming em sites de comércio eletrônico, incluindo Amazon, eBay e Alibaba.
Os anúncios também podem ser encontrados em redes sociais, inclusive Facebook, Twitter e outras plataformas do gênero. Esses dados indicam que o roubo de conteúdo se tornou um negócio completo.
Dados da SimilarWeb mostram que o crescimento no tráfego global resultou em mais de 16,4 milhões de visitas mensais aos 100 principais websites de fornecedores de IPTV pirata, sendo que os Estados Unidos e o Reino Unido são os países com maior incidência de visitas aos sites ilegais.
O relatório ainda mostra que os serviços piratas oferecem, em média, 174 canais, mas é possível encontrar alguns com mais de 1.000 canais. Esse conteúdo vem com um custo médio de assinatura de US$ 194,40 por ano ou US$ 16,20 por mês, o que é um valor muito abaixo dos custos de uma assinatura de TV a cabo nos Estados Unidos, que é de US$ 103,10 por mês.
Embora alguns consumidores saibam que estão comprando conteúdo pirateado, muitos não percebem que o serviço é ilegal. Como os piratas têm crescido e refinado suas práticas de negócios, houve uma melhora na criação de sites, tecnologia e serviços capazes de enganar os consumidores. Além disso, os 100 principais fornecedores de IPTV pirata aumentam a credibilidade de suas ofertas fornecendo dispositivos que parecem legítimos, baseados em Android, Linux, Kodi e Roku.
Via InfoSecurity