A Microsoft vai encerrar em alguns anos o suporte a um dos sistemas operacionais mais queridos entre os usuários. A empresa anunciou na última semana que a partir de 14 de janeiro de 2020 não será mais possível atualizar o Windows 7, e aproveitou para informar às empresas de que ele não é mais adequado para o uso comercial.
“O Windows 7 já não pode se manter com o aumento dos requisitos de segurança. Além disso, ele traz custos mais elevados de operação – por exemplo, durante a manutenção, devido ao tempo de trabalho gasto com o aumento de ataques [via] malware ou pedidos de suporte”, explica a companhia.
O suporte oficial ao sistema foi encerrado há dois anos. De lá para cá, ele recebe apenas correções importantes de segurança, mas nenhum novo recurso é adicionado. “Além disso, muitos programas já são desenvolvidos somente para as versões mais recentes do Windows”, afirma a Microsoft.
A empresa sugere que os usuários migrem para o sistema mais recente, o Windows 10. “Ele oferece o máximo de segurança e novas funções”, ressalta um comunicado enviado pela Microsoft Alemanha.