Você talvez se lembre da Ello, uma rede social que ganhou popularidade nos idos de 2014 por oferecer uma experiência parecida, porém oposta à do Facebook em alguns aspectos primordiais. Só pessoas com convite podiam acessar a rede, que tinha design minimalista e nenhuma propaganda.

A Ello pode ter perdido relevância com o passar do tempo, mas Paul Budnitz, seu criador, quer voltar aos holofotes com seu novo aplicativo: o Wuu. Trata-se de uma rede social para conteúdo efêmero, que desaparece após 24 horas, assim como o Snapchat e as cópias criadas pelo Facebook. Mas com uma grande diferença: tudo é privado.

No Wuu, o usuário pode postar fotos, áudio ou texto. O conteúdo publicado, porém, não fica acessível numa linha do tempo, mas é enviado de forma privada apenas para os seus amigos na rede social. Os perfis são todos fechados, de modo que o conteúdo só é visível para os amigos.

publicidade

O usuário também pode escolher se envia um “wuu” para todos os seus contatos ou se apenas para um ou dois em específico. Com isso, Budnitz promete tornar a experiência mais particular e menos expositiva do que Snapchat e Instagram, por exemplo, em que perfis podem ser seguidos e observados até por desconhecidos.

“Eu queria algo diferente. Algo que fosse bonito e privado, que não parecesse que foi construído para um anunciante ou um minerador de dados”, disse Budnitz em entrevista à Wired. Assim como a Ello, a interface do Wuu é minimalista e apresenta poucas instruções aos iniciantes, com o mesmo objetivo de tornar as coisas mais simples do que o rival.

Além disso, só pode entrar no Wuu quem tiver um convite. No site oficial da plataforma, é possível cadastrar um e-mail para entrar numa lista de espera pela credencial. O app só está disponível para iOS por enquanto, mas uma versão para Android está em desenvolvimento.