A Tailândia ordenou que a Uber suspenda no país o UberMoto, seu serviço de moto-táxi, apenas três meses depois de seu lançamento. De acordo com um oficial do Ministério dos Transportes, Nunthapong Cherdchoo, a suspensão acontece por conta de um conflito do aplicativo com os serviços de moto-táxi da capital.

Em países asiáticos, o moto-táxi é uma modalidade de transporte bastante popular. Em Bangkok, por exemplo, há mais de 186 mil motos registradas no serviço. A chegada da Uber ao país, por sua vez, foi bastante agressiva: durante o período de lançamento, o app ofereceu passeios de graça, o que fez com que os motoristas e autoridades do setor pressionassem o governo.

Reprodução

publicidade

A Uber concordou em suspender seus serviços. “Estamos satisfeitos que o governo tailandês esteja aberto para discutir novas regras que permitem que serviços como uberMOTO operem. E nós estamos gratos pelo seu apoio quando se trata de utilizar motos como correios e entrega de alimentos. Isso significa que seremos capazes de lançar serviços de entrega como uberRUSH e uberEATS o mais rápido possível”, explicou a empresa.

O GrabBike, serviço rival, permanece ativo, apesar de estar sujeito à mesma ordem.
As autoridades tailandesas prenderam 66 motociclistas que trabalham para a Uber e a GrabBik. Eles terão de enfrentar multas de até 4.000 baht (US$ 112) e terão suas licenças suspensas em caso de reincidência.

Via Reuters