Para entrar de vez no mercado de chromebooks — notebooks voltados para aplicações em nuvem —, Rudra Saraswat, mantenedor do Ubuntu Unity e UbuntuEd, criou o sistema operacional não oficial do Ubuntu. O Ubuntu Web Remix é baseado no Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) e está disponível gratuitamente para download desde o último dia 17. A distro quer ser uma alternativa ao Chrome OS ou Chromium OS, do Google.
O Ubuntu Web Remix oferece suporte para aplicativos de web, mas também é possível instalar aplicativos regulares do Linux por meio de servidores de software do Ubuntu. DTube, Mastodon, Twitter, SoundCloud e diversos aplicativos do Google já vêm pré-instalados no sistema, e todos em ambiente de desktop Gnome 3.36.
Além de open source, como todas as distros Linux, a novidade fica por conta do navegador Mozilla Firefox, ocupando o lugar do Google Chrome. O sistema conta ainda com o suporte Android (usando Anbox), mas em alguns casos, é preciso desativar a inicialização segura para que a ferramenta funcione. Uma integração mais estreita com a App Store deve ocorrer em breve.
Ubuntu Web Remix já vem com aplicativos instalados, mas é possível baixar outras ferramentas e até criar novas. Foto: Youtube/Reprodução
Como as aplicações de web estão no DNA desta distribuição, o usuário terá acesso ao Open Web Store — loja de aplicativos em nuvem de código construída especificamente para o Ubuntu Web.
Caso não encontre ou não estiver satisfeito com as aplicações, não tem problema. O sistema vem com ferramentas para criação e instalação de aplicações em nuvem. Além disso, o usuário pode disponibilizar os produtos construídos no ambiente Open Web Store. É importante ressaltar que ao instalar aplicativos Android, eles podem não funcionar corretamente em uma sessão ao vivo ou em uma máquina virtual.
Por estar na fase beta, o sistema ainda está em fase de testes, coletando feedbacks da comunidade para melhorias e correções de bugs. Provavelmente muitas mudanças devem acontecer antes do lançamento oficial.
O próprio perfil do Ubuntu Web Remix, no Twitter, abriu uma enquete questionando os usuários sobre o melhor navegador para as aplicações. A Mozilla Firefox venceu o Brave Browser e deve ser mantida nos próximos patches.
Hi, based on feedback received from users, we think everyone desires true SSB experience (webapps to open in their own window without the browser chrome), which is very experimental in Firefox. We can achieve that through Chromium-based browers like Brave Browser. Running a poll.
— Ubuntu Web Remix (@ubunweb) November 21, 2020
O site oficial do Ubuntu Web Remix ainda não está ativo, mas deve ser disponibilizado em breve. Caso queira experimentar o sistema operacional, é possível baixá-lo (de graça) diretamente pelo site Ubuntu Unity Mirror ou por meio de torrent.
Via: 9to5Linux
Erramos: o texto foi corrigido
Diferentemente do publicado na versão anterior, o sistema operacional não é uma versão oficial do Ubuntu. O texto foi corrigido.