O WhatsApp acaba de lançar um recurso que tornará ainda mais fácil o uso de GIFs no aplicativo. Agora, o serviço tem integração com o Gboard, o teclado do Google para Android e iOS, que possui um ótimo sistema de busca por GIFs animados.
O recurso, no entanto, está disponível apenas para usuários da versão beta do aplicativo para Android que já estejam com a edição mais recente do app, especificamente a 2.17.110. Antes da última atualização, o botão de GIFs do Gboard era desativado, mas agora o recurso já está ligado.
Por estar em fase de testes, o recurso pode não funcionar para todo mundo imediatamente (afinal de contas, estamos falando da versão beta). Para quem, no entanto, está entre os escolhidos, não existe forma mais elegante de procurar por GIFs animados. Não deve demorar para que o recurso se expanda para toda a base de usuários do serviço.
Veja como usar:
1. Certifique-se de que está usando a versão 2.17.110;
Se ainda não faz parte do grupo de testes beta, veja como se cadastrar aqui. Para conferir a versão, toque no ícone dos três pontinhos, no canto superior direito, entre em “Configurações”, “Ajuda” e “Dados do App”.
2. Abra o teclado;
Você precisa estar usando o Gboard, o teclado do Google. Se ainda não está usando, pode baixar o aplicativo neste link.
3. Pressione o botão de emojis do teclado;
Para a maioria, o teclado pode ter um botão único para acessar emojis. No meu celular, porém, é necessário apertar e segurar a vírgula para entrar na área de emojis, porque ele está configurado para ser bilíngue.
4. Procure pelo botão “GIF”;
Ele fica na parte de baixo do teclado.
5. Escolha um GIF;
O Gboard tem várias divisões de sugestões de GIFs, incluindo aplausos, “toca aqui”, desculpas, agradecimento, etc. Basta pressionar um deles para enviá-los.
6. Você também pode procurar um GIF que não está na lista;
Se nenhuma das sugestões agradou, basta fazer uma pesquisa no campo de buscas do teclado.
7. Se não funcionou, espere.
Infelizmente, mesmo se você fez tudo certo, existe a possibilidade de o recurso não funcionar. É uma das sinas de quem usa versões beta de aplicativos. Alguns recursos novos ainda não funcionam direito para todos. Aguarde novas atualizações.