As câmeras Pop-up são a nova tendência dos smartphones e, ao que parece, estão contribuindo para o total abandono do notch — antes até do que muitos imaginavam. No entanto, a resistência e a durabilidade desta modalidade ainda deixa muita gente em dúvida. 

O youtuber JerryRigEverything postou um vídeo desmontando um OnePlus 7 Pro e removendo o painel de vidro traseiro do aparelho. Dessa maneira, o mecanismo retrátil que traz a câmera frontal ficou exposto. 

É possível notar que um pequeno motor ativa um guincho que levanta e abaixa a parte móvel, levantando e escodendo a câmera — isso leva um segundo. O processo é muito curioso, mas o usuário não pode fazê-lo muitas vezes seguidas — um aviso aparece na tela do smartphone. Jerry acredita que a limitação é dada pelo risco de superaquecimento.

De acordo com a OnePlus, o mecanismo da câmera frontal do OnePlus 7 Pro suporta mais de 300.000 ativações — isso seria equivalente a ativar o modo selfie 160 vezes por dia, durante 5 anos.

A fabricante divulgou uma propaganda que buscava provar a resistência do equipamento: bloco de concreto 22 quilos é pendurado diretamente do módulo da câmera. Assim como o Reno ou Zenfone 6, a câmara do OnePlus 7 Pro automaticamente se retrai quando detecta que o dispositivo está em queda.