Em junho deste ano, o Facebook iniciou a sua temporada de testes com o Aquila, um drone abastecido por energia solar que levaria internet para áreas remotas do planeta. O voo inicial da aeronave aconteceu no deserto do Arizona, mas só durou 90 minutos, quando o gadget foi derrubado.
Depois de seis meses do acidente misterioso, o National Transportation Safety Board emitiu um relatório que detalha quais podem ter sido as razões que deixaram a aeronave “substancialmente danificada”. Segundo a análise, o vento forte da região teria sido o culpado pela queda.
O relatório indica que a ventania levantou parte do drone logo antes da aterrissagem, o que fez com o dispositivo não conseguisse calcular corretamente a velocidade do pouso, causando o acidente que acabou estragando a asa direita.
Vale lembrar que o teste inicial do Aquila teria duração de somente 30 minutos, mas os engenheiros viram que a aeronave estava se comportando bem e decidiram estender a avaliação. O tempo total de voo foi de 96 minutos, conforme relatado por Mark Zuckerberg na rede social.