A LG registrou a uma patente nos EUA, de número 10.254.863, conforme notado pelo veículo local Let’s Go Digital. Ela mostra um esboço da aparência do possível aparelho dobrável e conta com uma novidade: uma tela quase transparente. Ao que parece, esse dispositivo admitiria que uma de suas metades tivesse transparência ajustável e a outra, seria opaca e acomodaria a bateria. Como acontece nas documentações desse tipo, o motivo para tal gadget não é explicado, apenas o como fazer.

A patente, arquivada em 2015, é um indicativo de como as fabricantes têm voltado suas atenções para os dobráveis. Entretanto, no início deste ano, a LG alegou achar muito cedo para voltar seus trabalhos a um lançamento de smartphone dobrável — ainda que tenha optado por uma segunda tela para o próximo LG V50, ela não é dobrável.

publicidade

O posicionamento é justificável se levarmos em conta o atual mercado de celulares flexíveis. Tanto Samsung quanto Huawei são as únicas grandes empresas que anunciaram seus representantes, e nenhuma delas conseguiu fazê-los custar menos de US $ 1.900. A LG poderia mergulhar nessa para reforçar seu prestígio em engenharia e publicidade, mas essa não foi  abordagem da fabricante, pelo menos em um primeiro momento.

A companhia certamente possui a tecnologia necessária para tornar trazer um hardware dobrável e transparente ao mercado. Uma prova disso é a LG Display, empresa nominalmente independente, mas que tem excelente relação de trabalho com a LG Electronics. Como fruto dessa parceria, foram lançadas telas OLED roláveis e telas transparentes. 

Se você está se perguntando por que a LG persiste com os esforços não lucrativos do smartphone, uma boa razão é que cada novo telefone marca pode servir como uma vitrine de tecnologia para os avanços da empresa em outros setores.

O design dobrável e transparente da nova patente merece atenção, principalmente pela questão da dobra. Uma parte substancial das imagens disponibilizadas é dedicada à dobradiça, que é o grande desafio do kit. Outras empresas, como a TCL e a Huawei, também têm mantido segredo sobre sua tecnologia de dobradiça, e parece que a mecânica do dobramento/desdobramento será o grande diferencial de qualidade entre os celulares da categoria.