A empresa de pesquisa e consultoria Analysis Group divulgou hoje um estudo que tenta dimensionar o impacto econômico do WhatsApp em diversos países, incluindo Índia, Alemanha, Espanha e também no Brasil. Segundo esse estudo, o app de mensagens contribui em quase 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
A consultoria estima que o gasto anual dos brasileiros, ligado de alguma forma ao WhatsApp, fica entre US$ 12 bilhões e US$ 28 bilhões, o que representa algo entre 0,38% e 0,88% do PIB de 2015. Segundo o estudo, um em cada três usuários do app o aproveitam para se comunicar com estabelecimentos comerciais e profissionais liberais, de restaurantes e vendedores autônomos.
“O estímulo à atividade econômica com o WhatsApp se dá pela redução de custos, aumento da produtividade e melhora da qualidade do atendimento a clientes, entre outros fatores”, disse o Analysis Group. Ainda de acordo com o estudo, se o número de usuários do app crescer 5%, isso representará uma adição de quase R$ 2 bilhões ao PIB nacional.
Dos quatro países avaliados pela pesquisa, o Brasil é onde o WhatsApp é mais popular. Cerca de 50% da população, segundo o Analysis Group, usa o aplicativo. Em seguida aparecem Espanha (47%), Alemanha (43%) e Índia (13%). A empresa ouviu 3.000 pessoas, 750 em cada país, incluindo consumidores e representantes de pequenos e médios negócios.