O WhatsApp está testando figurinhas animadas de terceiros para as versões Web e desktop, de acordo com um tuíte do portal de notícias WABetaInfo. O aplicativo permite o envio de figurinhas estáticas há algum tempo – o uso da animação ainda passa por avaliações nas versões iOS e Android. Além disso, um suporte para produções de terceiros significaria opções ainda mais variadas para o usuário.

Em essência, a ideia parece ser a mesma dos GIFs no WhatsApp. A plataforma de mensagens do Facebook integrou o mecanismo de pesquisa Giphy em seu serviço, permitindo que os usuários vasculhem pela coleção aparentemente inesgotável de GIFs do Giphy.

Ao contrário dos GIFs, porém, o WhatsApp não deve inserir mais um recurso de busca. A ideia é que o usuário possa fazer o download das figurinhas no próprio telefone. O WABetaInfo também compartilhou uma captura de tela com um monte de figurinhas de macaquinho, estas que devem fazer parte de um dos pacotes do próprio WhatsApp.

Outra reportagem sugere que o WhatsApp também está trabalhando em uma nova versão de seu aplicativo Web – e, consequentemente, do app para desktop. Esta atualização aparentemente deve permitir que os usuários usem o aplicativo sem a necessidade de vincular seus telefones a ele: ou seja, mesmo que o smartphone esteja desligado da rede. No momento, os usuários precisam escanear um código QR para acessar os recursos na versão Web e desktop.

É improvável, no entanto, que o WhatsApp se livre completamente do telefone para conexão na próxima versão, mesmo porque esta verificação continua sendo um importante meio de segurança. Como as contas do WhatsApp são feitas com base em números de celular, a verificação do código QR também permite que a plataforma vincule a conta certa às versões Web e desktop.

Fonte: 91Mobiles