A Microsoft começou mais uma campanha de spam para que os usuários do Windows 10 conheçam seus produtos. A bola da vez agora é um pop-up que mira aqueles que têm o Chrome fixado na barra de tarefas, como forma de promover uma extensão de comparação de preços.
A extensão Personal Shopping Assistant já existe há cerca de um ano, mas recebeu uma atualização há pouco tempo, o que deve ser o motivo da nova campanha de promoção da ferramenta. No entanto, a reação dos usuários aos pop-ups não parece ter sido muito boa, uma vez que a página do complemento na Chrome Web Store está cheia de reclamações sobre spam e adware e ainda por cima com comentários que a ferramenta não funciona como deveria.
Não é a primeira vez que a Microsoft faz algo do tipo, e certamente não será a última. Até agora, a empresa se ateve a promover seus próprios produtos; no entanto, o problema é se a companhia começar a abrir o espaço para outras empresas começarem a anunciar também, o que significa que logo o sistema operacional ficaria entupido com propagandas do tipo. Isso também abriria espaço para que a Microsoft começasse a cobrar por uma versão sem anúncios do Windows.
Como evitar?
A empresa diz que as dicas foram criadas para “oferecer às pessoas informações rápidas e simples que ajudem a melhorar a experiência do Windows 10”, embora pareçam mais com a boa e velha publicidade. Existe uma forma de desativá-las, no entanto: basta abrir o aplicativo de Configurações, entrar em Sistema, acessar a aba Notificações e ações e desativar a opção Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows 10.