O Windows Update é um mal necessário. Nunca é recomendável manter um software tão importante desatualizado, mas o sistema acaba muitas vezes escolhendo a hora errada de atualizar. Agora a Microsoft pretende incluir no Windows 10 uma função que permite evitar algumas das experiências negativas com o sistema.
Um desses problemas que a Microsoft quer corrigir na próxima grande versão do Windows 10 é a impossibilidade de resumir um download. Atualmente, se você está baixando alguma atualização e sua internet cai ou seu computador desliga por causa de uma queda de eletricidade, por exemplo, você vai perder tudo que foi baixado e vai ter que recomeçar do zero.
Isso é um problema bem chato com atualizações grandes como, por exemplo, o Fall Creators Update lançado pela empresa no ano passado, que pesa alguns gigabytes. Usuários muitas vezes têm a internet franqueada e não podem se dar ao luxo de ficar baixando várias vezes o mesmo conteúdo sob o risco de estourar seu limite de dados ficar sem acesso à rede no fim do mês. E claro, há o problema das conexões lentas, nas quais qualquer download de mais de 1 GB é um transtorno, especialmente se for necessário baixar os arquivos mais de uma vez.
Dona Sarkar, executiva da Microsoft responsável pelo programa Windows Insider, afirmou ao site Windows Central que o recurso de continuar downloads interrompidos de atualizações está a caminho, mas ainda não determinou uma data ou alguma versão específica do Windows 10 que terá acesso à funcionalidade.
O recurso foi incluído nos planos da Microsoft para o Windows após a empresa entrar em contato com empreendedores do continente africano nos últimos dois anos, onde a companhia pode conhecer mais de perto a situação de conectividade em países mais pobres, onde as pessoas são descritas como “conectadas ocasionalmente”, ao contrário de mercados mais desenvolvidos onde as pessoas estão conectadas durante praticamente 100% de seu tempo.