Um levantamento feito pela empresa de pesquisa de mercado Asymco com base nos dados da loja de aplicativos da Apple trouxe algumas previsões bem interessantes para este ano. De acordo com a empresa, caso a App Store mantenha sua taxa de crescimento, ela pode gerar mais receita do que todos os cinemas do mundo em 2018.

Segundo a empresa, nos últimos anos a receita da App Store vem crescendo a um ritmo de cerca de 33% ao ano. De fato, o último período de fim de ano foi o momento mais lucrativo da história da loja. Se a loja mantiver esse ritmo de crescimento ao longo de 2018, ela deve superar a receita gerada por todas as bilheterias de cinema, como o gráfico abaixo mostra:

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Como a Asymco nota, o mercado de aplicativos como um todo (considerando tanto a loja oficial da Apple quanto a do Google) já havia deixado as bilheterias de cinema para trás. No entanto, 2018 deve marcar o ano em que a loja da Apple, por si só, já supera os cinemas do mundo. Para chegar a esse número, os usuários dos apps deverão gastar um total de cerca de US$ 100 milhões (R$ 322 milhões) por dia na loja da Apple.

Outras estimativas

De acordo com a empresa, o total pago aos desenvolvedores que disponibilizam seus apps na loja da empresa deve chegar a US$ 25 bilhões  (R$ 80,4 bilhões) por ano. Isso representa mais do que a receita total anual da McDonald’s Corporation (empresa dona da marca e dos restaurantes McDonalds).

E o total gasto pelos usuários com apps da loja também deve aumentar cerca de US$ 5 bilhões (R$ 16 bilhões) ao longo de 2018. Afinal, esse foi o crescimento médio da receita da loja de aplicativos da Apple a cada ano desde 2011. Segundo a Asymco, esses números são suficientes para fazer com que os aplicativos sejam de longe o maior componente do ramo de serviços da Apple.

Isso, no entanto, não representa o total da economia de aplicativos. Afinal, como a empresa nota, a App Store também contém uma série de aplicativos grátis que servem apenas como porta de acesso a outros serviços. É o caso, por exemplo, da Netflix, Facebook, Twitter, Spotify, Uber, AirBNB, entre outros. Esses apps geram receita também, mas sem que ela passe diretamente pela loja da Apple. No total, a Asymco estima que essa “economia do iOS” tenha gerado cerca de US$ 180 bilhões (R$ 579 bilhões) de receita em 2017 – e que em 2018 esse número será maior.