Consumidores estão cada vez menos dispostos a comprar novos smartphones e querem atualizações de software que tragam novos recursos aos aparelhos que já usam. É isso o que sugerem analistas consultados pelo New York Post que percebem uma mudança no comportamento dos usuários de smartphone em relação às constantes trocas de aparelho.
Os analistas dizem que o ciclo de troca de smartphone a cada dois anos está ficando para trás, e, em média, uma pessoa já fica mais de dois anos com o mesmo dispositivo. Alguns casos extremos envolvem usuários que mantiveram o mesmo aparelho por quatro ou cinco anos, apostando apenas em atualizações de software para eles nesse período.
“Consumidores pagam preço cheio por novos smartphones, então eles tratam celulares como computadores e mantém eles por mais tempo,” disse Chetan Sharma, CEO da Chetan Sharma Consulting. Assim, mesmo usuários que tinham costume de trocar de aparelho com frequência agora preferem ficar com o mesmo modelo por mais tempo.
Fabricantes que não querem ter vendas prejudicadas pela mudança de comportamento dos usuários buscam novas formas de incentivar as pessoas a trocarem de smartphone. Essas iniciativas incluem, por exemplo, programas de recompensa que dão desconto em aparelhos novos para quem oferece o antigo como forma de pagamento.