A empresa francesa Kineti reviveu uma ideia que a própria Microsoft parece ter abandonado: lançar tablets gigantes que podem ser usados como mesas interativas com o sistema operacional da empresa. A Kineti está vendendo La Table Kineti, uma espécie de mesa de café inteligente, com tela sensível a toque de 42 polegadas com resolução Full HD.
O dispositivo possui um processador Intel Core i5, 8GB de RAM e 120GB de armazenamento via SSD. Com essas configurações e com uma tela sensível a múltiplos toques, ela permite que mais de um usuário a utilize ao mesmo tempo. A tela pode ser dividida em duas, para que cada usuário utilize aplicações diferentes de maneira separada.
Mas a Kineti parece não ver a mesa apenas como um tablet gigante: a intenção da empresa parece ser que ela funcione como uma espécie de “centro de controle” da sala de uma casa conectada. Por meio de conexões Bluetooth e Wi-Fi, os usuários conseguirão enviar imagens e vídeos de seus smartphones e tablets para a mesa por meio de gestos, ou ainda enviar vídeos da mesa para uma SmartTV na mesma sala. O víde abaixo mostra alguns dos recursos da La Table Kineti:
Dispositivos “Internet das Coisas”, como cortinas e lâmpadas inteligentes, também poderão ser controlados pela interface da mesa, segundo a empresa. E, naturalmente, jogos e aplicativos do Windows 10 também funcionarão na mesa. A esses recursos devem somar-se ainda outras funcionalidades que, segundo a empresa, “são segredo por enquanto”.
Como a ideia do aparelho é ser uma mesa – além de ser um computador – ela é “inquebrável” e “à prova d’água”, segundo a empresa. Dessa forma, usuarios podem apoiar xícaras de café ou copos de água tranquilamente sobre ela. Assim como a Surface Hub, porém, La Table Kineti não será barata. Atualmente, ela está à venda no site da empresa por € 4.997 (cerca de R$ 18.418).