Agora é a vez das autoridades espanholas investigarem o Google por causa de impostos. Os escritórios da gigante da tecnologia em Madri passaram por uma busca e apreensão por conta de uma investigação de fraude e evasão fiscal.

A empresa é suspeita de não declarar parte da sua atividade empresarial realizada em território espanhol e, portanto, de não cumprir com as obrigações fiscais locais.

Essa não é a primeira vez que o Google passa por isso. No mês passado, autoridades francesas também cumpriram um mandado de busca e apreensão na sede do Google em Paris. No caso dos francesas a intervenção estava sendo planejada há um ano e o companhia pode receber uma multa de US$ 1,8 bilhão.

Além disso, em janeiro, a empresa fez um acordo com a agência fiscal do governo do Reino Unido para pagar 130 milhões de libras em impostos atrasados. O valor inclui tributos sobre rendas devidos pelo Google entre 2005 e 2015.

Como muitas empresas de tecnologia norte-americanas que fazem negócios na Europa, o Google está sediado na Irlanda, onde as taxas de impostos corporativos são mais favoráveis e acabam se estruturando em outros locais onde os impostos são maiores.

Um porta-voz do Google informou que a empresa está cooperando com as autoridades espanholas e que a companhia cumpriu a legislação tributária na Espanha, assim como faz em todos os países onde atua.

Via TechCrunch