O Facebook revelou recentemente que chegou a desenvolver um recurso para sua própria rede social que daria a ela recursos muito semelhantes aos do Snapchat. De acordo com o TechCrunch, a funcionalidade estava já bem desenvolvida, mas a empresa não tem planos de lançá-la.

Nesta semana, o Instagram ganhou um novo recurso que torna o aplicativo quase idêntico ao Snapchat. A influência do Snapchat é tão evidente após a atualização que o próprio CEO do Instagram chegou a admitir que o aplicativo do fantasminha amarelo merece todo o crédito pela inovação.

Atualizações rápidas

Para o Facebook, a empresa criou uma função chamada de “Quick Updates”, ou “atualizações rápidas”. Esse recurso criaria um lugar separado da timeline onde os usuários poderiam postar imagens ou vídeos, com textos e emojis sobrepostos, que desapareceriam em 24 horas. A funcionalidade apareceria no topo do feed de notícias (uma posição semelhante à do Instagram Stories), e as imagens postadas nela não apareceriam nas timelines de outras pessoas.

Diferentemente do Instagram Stories, no entanto, o Quick Updates teria uma interface bastante diferente da do Snapchat. Ele não teria o mesmo foco em imediatez que o Snapchat tem, e tornaria mais fácil para que o usuário compartilhasse vídeos ou fotos tirados há bastante tempo. Uma ferramenta de privacidade ainda permitiria que o usuários selecionasse exatamente quem poderia ver suas atualizações.

Também seria possível, como no Snapchat, enviar respostas e comentários às postagens de seus amigos. Essas mensagens seriam visíveis em uma aba de “atividades” separadas. Abaixo, é possível ver algumas capturas de tela que mostram como o recurso funcionaria (via TechCrunch):

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Vídeo em foco

Segundo a empresa, o Quick Updates foi um teste que foi mostrado a algumas pessoas. A rede social costuma criar novidades em caráter experimental dessa maneira e testá-las com pequenos grupos antes de que elas sejam lançadas aos usuários em geral. No entanto, o Facebook informou que não está mais trabalhando nessa ferramenta, e que não pretende lançá-la.

Por outro lado, a rede social também já demonstrou algum interesse em se aproximar das funcionalidades do Snapchat. A empresa comprou em março deste ano o MSQRD, um aplicativo que gera filtros sobre os rostos dos usuários em vídeos (semelhantes aos filtros do Snapchat), e já disponibilizou os filtros do MSQRD para a sua função de transmissão ao vivo de vídeos.