O Facebook anunciou na última segunda-feira, 17, a aquisição de mais um aplicativo. Dessa vez a empresa de Mark Zuckerberg comprou a startup que gerencia o tbh, uma espécie de rede social em que usuários podem enviar elogios e perguntas uns aos outros de forma anônima.

O tbh funciona de maneira semelhante ao Sarahah e ao Curious Cat, duas redes sociais populares entre adolescentes. O app já foi baixado mais de 5 milhões de vezes e tem 2,5 milhões de usuários ativos, segundo os administradores, e só existe há pouco mais de dois meses. De acordo com o Product Hunt, o app chegou a ser o mais baixado do iOS nos EUA no mês passado.

Seria mais um caso de app que ganha repentina popularidade e é transformado em recurso do Facebook se não fosse por um detalhe: o tbh vai continuar funcionando como um aplicativo independente, sem mudar de nome e separado do novo dono. É o mesmo que o Facebook fez quando comprou o Instagram e o WhatsApp, por exemplo.

Desde as respectivas aquisições, Instagram e WhatsApp se juntaram ao seleto grupo de aplicativos mais usados do mundo, junto ao próprio Facebook e o Messenger. O funcionamento do tbh também vem se tornando cada vez mais popular entre jovens, o que indica que Zuckerberg tem nas mãos mais uma rede com potencial para dominar a web.

O valor envolvido na aquisição não foi divulgado, mas fontes do site TechCrunch disseram que o Facebook pagou pouco menos de US$ 100 milhões pelo tbh, de modo que a compra não precisa ser aprovada por entidades regulatórias. Com a aquisição, a equipe do tbh passa a trabalhar a partir da sede do Facebook na Califórnia.

Vale lembrar que, com os recursos do Facebook, o Instagram foi de 1 milhão de usuários ativos para 800 milhões em cinco anos. Já o WhatsApp tinha 450 milhões em 2014, quando foi comprado, e hoje tem 1,3 bilhão. Aparentemente, o Facebook espera repetir o sucesso com o tbh. O app está disponível apenas para iOS e não tem versão em português para o Brasil, pelo menos por enquanto.