São diversos os artifícios usados para atrair um público mais jovem para o mundo da programação, indo desde brinquedos e aplicativos, até referências da cultura pop. O Google está investindo nesse último para ensinar códigos para as crianças, por meio do filme da Pixar que fez um grande sucesso em 2015, Divertida mente.
Esse novo método é parte do programa do Google que foi batizado de Made With Code (Feito Com Código), que é uma iniciativa que tem como objetivo fazer com que as mulheres fiquem encorajadas a explorar o campo da ciência da computação.
Os tutoriais desafiam as crianças a animar as cenas do filme usando um mini-game ilustrado visualmente, que pede que os jogadores arrastem e joguem os códigos snippet juntos para resolver um problema simples.
O “Inside HQ”, por exemplo, coloca os jogadores no lugar das emoções da Riley (personagem do filme) para ajudar a adolescente a escorregar pelo corrimão e jogar um jogo de hockey. Nesses tutoriais são oferecidos apenas três níveis de dificuldade, isso porque o intuito é atrair as crianças a explorar mais o mundo da programação, e não oferecer conhecimento aprofundado.