Para marcas e famosos interessados em se conectar com seus fãs, o Instagram pode ser uma plataforma até quatro vezes melhor que o Facebook. É isso que diz uma pesquisa feita pela empresa de monitoramento de redes sociais Socialbakers mostrada hoje durante seu evento Engage.
O levantamento foi feito com base em 144 bilhões de interações de usuários do Facebook e do Instagram. Ele revelou que, para marcas e celebridades, a rede social de fotografias é muito mais vantajosa que o Facebook: o número de interações feitas por usuários com posts de marcas no Instagram chega a ser quatro vezes maior que o de posts de marcas no Facebook.
Mas o Facebook também tem seus pontos fortes. De acordo com a pesquisa, a plataforma gera o dobro de interações em posts de notícias e outras plataformas de mídia. Grupos e comunidades também têm bastante engajamento na rede, ficando em segundo lugar em termos de posts que geram mais interações. Mas as as marcas e celebridades costumam ter no Facebook um desempenho dez vezes pior que o das páginas de notícia, que são as que se saem melhor nas redes.
Duas redes, dois perfis
Um aspecto notável é que o Instagram gera mais interações mesmo tendo bem menos usuários. Enquanto a rede social de imagens recentemente comemorou a marca de 700 milhões de contas, o Facebook já vai se aproximando dos 2 bilhões.
Segundo o VentureBeat, essa diferença pode ser causada pela relativa simplicidade de se interagir com um post no Instagram. Afinal, para curtir uma imagem na rede social, basta tocar nela duas vezes. O Facebook, por outro lado, exige que o usuário clique no botão curtir ou o segure para selecionar uma reação, o que é um pouco mais difícil.
Nada disso significa que uma rede seja “melhor” que a outra, apenas que elas são mais adequadas para determinadas categorias de negócios se comunicarem com seus clientes. E como as duas redes pertencem ao Facebook, é a mesma empresa que ganha de qualquer maneira.