O WhatsApp já é a ferramenta preferida das pequenas empresas no Brasil para se comunicar com clientes, segundo pesquisa do Sebrae obtida pelo jornal Valor Econômico. Segundo o estudo, 72% dos negócios adotam o aplicativo no dia a dia para vender e fornecer informações aos clientes, enquanto apenas 27% deles têm um site e 40% uma página no Facebook.
A pesquisa foi realizada com mais de 6 mil donos de pequenas e micro empresas por todo o Brasil entre abril e junho deste ano. Conforme explicou à reportagem Heloísa Menezes, atual presidente do Sebrae, dois dos motivos para a alta do WhatsApp são o baixo custo para implementar e manter a solução e o fácil acesso tanto pelos negócios quanto pelos clientes.
O aplicativo serve como ferramenta de vendas para 43% das empresas de pequeno porte, mas é especialmente útil para passar informações e atender os clientes. O Facebook também é usado de forma parecida, mas em menor proporção.
Os números da pesquisa confirmam o otimismo do WhatsApp para sua versão Business no Brasil. Em maio deste ano, o diretor de marketing da solução, Maz Sharafi, comentou durante uma mesa redonda em São Paulo que os negócios no país formam um dos principais mercados para a companhia. Ele também explicou que, por aqui, os recursos mais usados pelos pequenos empreendedores são os perfis de empresas e as mensagens automáticas — duas ferramentas que ajudam nos principais usos da ferramenta.
A empresa disponibiliza essas soluções gratuitamente para os pequenos negócios e não tem planos de mudar isso. O aplicativo ainda será monetizado, mas, pelo que a companhia já deu a entender, as mudanças não deverão afetar essas soluções básicas. As novidades planejadas para o futuro deverão ser mais avançadas e focadas em grandes empresas, que precisariam gerenciar um volume consideravelmente maior de demandas pelo aplicativo.