O AdBlock Plus, um dos mais populares softwares de bloqueio de publicidade online, revelou pela primeira vez como funciona seu modelo de negócios. A revelação de como o serviço se sustenta se deu por meio de uma atualização na página “About” do seu site (que explica como ele funciona).
Segundo a Eyeo, empresa gerente do serviço, entidades grandes pagam uma taxa de licenciamento para entrar na “lista branca” do serviço (a lista de sites cujos anúncios são exibidos mesmo para usuários do AdBlock Plus). O AdBlock Plus considera “grandes” as entidades cuja participação em sua lista branca gera um adicional de 10 milhões de impressões por mês em seus anúncios.
Ainda de acordo com o AdBlock Plus, apenas 10% das entidades que estão em sua lista branca pagam para estar lá. Os outros 90% conseguem isso por meio da iniciativa Acceptable Ads (anúncios aceitáveis). Essa iniciativa determina quais anúncios são “aceitáveis” e não os bloqueia. Sites que sigam as diretrizes dos Acceptable Adds entram na lista branca do AdBlock Plus sem precisar pagar.
Entidades Grandes
A empresa ainda nota que mesmo as entidades que pagam a taxa de licenciamento precisam se adequar às diretrizes dos Acceptable Ads; caso não o façam, suas propagandas continuarão não aparecendo. Essa taxa, segundo o AdBlock Plus, gira em torno de 30% da receita adicional gerada pela participação na lista branca do serviço.
O AdBlock Plus informa também que, além dessa principal fonte de renda, conta também com doações de usuários satisfeitos para continuar provendo seu serviço. Ele não listou, contudo, quais são as empresas que pagam para estar em sua lista branca.
O modelo anunciado pela Eyeo contraria críticas que foram feitas ao serviço anteriormente. Segundo elas, o AdBlock cobrava dinheiro dos sites para que seu serviço não deixasse de mostrar as propagandas aos visitantes desses sites.
Anúncios aceitáveis
Para que os anúncios sejam considerados aceitáveis pela Eyeo (e portanto não sejam bloqueados pelo AdBlock Plus), eles devem responder a uma série de critérios. Primeiramente, eles não podem obstruir o
conteúdo principal do site; devem manter-se sempre acima, abaixo ou ao lado dele, conforme abaixo:
Além disso, outro critério considerado pelo AdBlock Plus é que as propagandas sejam imediatamente identificáveis como tal. Sites que tentem camuflar os anúncios como textos ou outro conteúdo próprio não podem entrar na lista branca do AdBlock.
A iniciativa também delimita o tamanho máximo dos anúncios. Além de determinar tamanhos máximos para anúncios em diferentes posições da página, ela também especifica a porcentagem da página que eles podem cobrir em determinadas situações. Os critérios completos para a entrada na lista branca do AdBlock podem ser vistos aqui.